Cícera Deserto- Psicóloga Clínica
- cicerarjdeserto
- 16 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2023
Olá! Sou a Cícera, me formei em psicologia em 2019. Ainda na graduação me apaixonei pela abordagem Cognitivo Comportamental, criada pelo Aaron Beck. E quando me formei não pensei em outra especialização. É uma abordagem padrão ouro de atendimento, com resultados mensuráveis e de grande comprovação científica.

Minha formação foi pelo Centro Universitário Barão de Mauá e minha especialização foi pela Wainer. Além disso tenho formação pelo Instituto Veda também em Cognitivo Comportamental.
A premissa da terapia Cognitivo Comportamental é que os pensamentos controlam nossas emoções, trazendo assim inclusive respostas fisiológicas e comportamentais.
Para a terapia Cognitivo Comportamental não são as situações que fazem nos sentir de determinada maneira, mas nosso pensamento a respeito daquela situação é que nos fará sentir de determinada maneira. Alguns pensamentos são funcionais, mas outros nem tanto, estou complicando né? Vou dar um exemplo:
Você está na empresa onde trabalha, horário do café, ao se aproximar de um grupo de colegas de trabalho eles param de falar, o que você pensa?
a) Eles estavam falando mal de mim, certeza, eles são fofoqueiros mesmo!
b) Hum, alguém estava desabafando aqui, e talvez eu não seja tão próxima e minha presença fez o assunto pausar
c) Talvez pararam a toa, simplesmente para ouvir o que tenho a dizer, nem tudo diz respeito sobre mim.
Certo e vamos pensar em como você poderia agir (seu comportamento) nas situações acima?
Se escolher a resposta a) você poderia ser rude e expressar seu descontentamento e já dar uma ´´patada``, talvez o sentimento seria de raiva?
Ou ainda se escolheu a questão a) poderia simplesmente sentir-se super mal, e até excluída e ir para o banheiro e chorar. Talvez o seu sentimento seria de tristeza?
Talvez se pensasse de acordo com a resposta b) Poderia sair de fininho e talvez iria buscar uma água, e pensaria ´´não vou atrapalhar``. Talvez o seu sentimento seria de alívio?
E talvez se pensou de acordo com a opção c) poderia perguntar o motivo do silêncio, eles poderiam lhe dizer que era uma piada que finalizou e engatariam uma outra piada, muito engraçada por sinal. E nisso seria possível que seu sentimento poderia ser de alegria?
Entende? A todo momento temos situações que nos levam a pensamentos automáticos, que levam a uma emoção com respostas fisiológicas/ comportamentais.
A terapia cognitivo comportamental vai investigar a fundo, seus pensamentos automáticos, suas crenças intermediárias, crenças centrais, estratégias compensatórias (dentre outros) e assim juntos iremos descobrir novos padrões de funcionamento (mais adaptativos) e pensamentos mais racionais, que irão te ajudar a ter uma vida mais leve, saudável e com menos sofrimento.
Não é simples, e nada é fácil, mas o primeiro passo é tentar! Bora juntos?
Comments